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02/Dezembro/2020

Expectativa e realidade das confraternizações em 2020

Marca da Edenred Brasil ouviu mais de 5.700 trabalhadores e 224 representantes de empresas e identificou, ainda, que 71% dos empregadores não planejaram comemorações o final de 2020


A Ticket, marca de benefícios de refeição e alimentação da Edenred, realizou, entre os dias 23 de outubro e 04 de novembro, um levantamento nacional com mais de 5.700 usuários de seus benefícios e 224 representantes de empresas para confrontar as perspectivas de ambos os públicos com relação às celebrações de fim de ano. Entre as descobertas, o levantamento mostrou que, apesar de 89% dos empregados considerarem as celebrações de fim de ano importantes, 71% dos empregadores não planejaram comemorações - presenciais ou remotas - para o período.

''As comemorações de fim de ano são um momento importante de reconhecimento de conquistas e de renovação de energias para o ano seguinte. As ações realizadas neste período são ferramentas importantes de retenção de talentos, melhoria do clima organizacional e aproximação entre equipes. Mesmo com as mudanças impostas pela pandemia de covid-19, é possível inovar e buscar o equilíbrio entre o que as empresas podem oferecer e o que os empregados desejam'', destaca José Ricardo Amaro, Diretor de Recursos Humanos da Ticket

Apesar disso, cerca de metade dos empregadores (47,5%) afirmou que, mesmo mantendo tradições de final do ano, não as realizarão neste ano e aproximadamente um quarto (24%) disseram que não costumam investir em iniciativas deste tipo. O levantamento mostrou, ainda, que 37% dos representantes de empresas acreditam que
o fato de não realizarem uma comemoração de fim de ano pode impactar na motivação, retenção e produtividade dos colaboradores.

Independentemente de festas, 66% dos empregadores disseram que vão entregar algum presente aos colaboradores no final do ano : aproximadamente 32% informaram que planejam dar cestas de Natal – digitais ou físicas; 20% disseram que pretendem presentear os funcionários com valores em dinheiro ou cartões pré-pagos e 14% querem entregar brindes ou presentes físicos.

Se pudessem escolher como organizariam as ações de fim de ano na empresa em que trabalham, a maioria dos empregados consultados revelou que apostaria em uma alternativa simples, mas muito democrática: cestas digitais (18%) para ajudar nas ceias familiares e apenas 13% investiriam em festas presenciais.

Cestas de Natal

De acordo com a percepção de 89% dos trabalhadores consultados, as cestas de Natal entregues pelas empresas têm um papel importante na ajuda de custos para a preparação da ceia e 95% acreditam que ficam mais motivados ao receberem o presente. Além disso, 77% têm expectativa de receber uma cesta em 2020; e 71% informaram preferência pelas opções digitais, pois esse modelo oferece mais liberdade para a escolha de itens que lhes agradam (59%), favorece o melhor aproveitamento na compra dos ingredientes para a ceia (26%) e é mais fácil de transportar, especialmente para quem não tem carro (15%).

Com relação ao valor que consideram ideal para as cestas digitais, 39% dos entrevistados acreditam que a empresa deveria oferecer um crédito superior a R$ 300; 41% votaram no intervalo de R$ 150 a R$ 300 e 20% acreditam que valores de R$ 50 a R$ 150 são adequados.

Para 81% dos empregadores, a pandemia impactou a forma como suas empresas celebram o final de ano. Entre os que afirmaram que vão entregar algum presente no final de 2020 (66%), cerca de três a cada quatro afirmaram que o valor do investimento deverá ser igual (57%) ou menor (17%), em relação aos anos anteriores.

Celebrações familiares

Quase metade dos trabalhadores (49%) revelou que, em 2020, as suas celebrações familiares de encerramento de ano serão comemoradas de maneira mais reservada e 39% irão compartilhar o momento com o mesmo número de pessoas dos anos anteriores. Apenas 12% afirmaram que irão festejar com mais gente do que o habitual. A maioria (54%) estará na presença da família direta, como pais, irmãos e filhos, e 8% também contarão com outros parentes diretos. Para 23%, o grupo estará composto pela família estendida e amigos.

Perfil dos respondentes

Do lado dos trabalhadores, grande parte dos entrevistados atua em empresas do setor de serviços (37%), mas também responderam ao questionário funcionários da indústria (23%), comércio (18%), área da saúde (15%) e de órgãos públicos (5%). Outros 2% se identificaram como profissionais autônomos ou empreendedores. Do ponto de vista dos empregadores, 56% das empresas respondentes estão inseridas no setor de serviços, 24% são do comércio, 9% de indústrias, 4% de instituições da área da saúde e 2% de unidades públicas.

O levantamento ouviu trabalhadores com mais de 18 anos, de ambos os sexos e de diferentes níveis hierárquicos, mas a imensa maioria dos entrevistados é composta por analistas, auxiliares ou assistentes (81,6%), seguidos de supervisores, coordenadores e gerentes (14,7%), e de estagiários e jovens aprendizes (3%). Diretores, sócios e presidentes representaram 0,7% dos participantes.

A Ticket, uma marca Edenred, constrói conexões que multiplicam benefícios para empresas, empregados e comerciantes. Pioneira na transformação digital do setor, oferece soluções inovadoras e versáteis nos segmentos de Alimentação, Transporte, Cultura, Incentivos, Recompensas, Antecipação Salarial e Saúde.

Presente no Brasil desde 1976, a Ticket lançou o primeiro benefício ao trabalhador para refeição-convênio com o Ticket Restaurante, por meio do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Tem mais de 7 milhões de empregados beneficiados, 130 mil empresas-clientes e 330 mil comerciantes credenciados, contando com as principais adquirentes do mercado.

A marca tem um forte histórico de reconhecimento no mercado brasileiro, entre eles: a melhor empresa em Desempenho Financeiro, pelo anuário ''Época Negócios 360º''; melhor empresa em Serviços Especializados e em Inovação e Qualidade, pelo anuário Melhores da Dinheiro; melhor fornecedora de benefícios de refeição e alimentação para o varejo, segundo o prêmio BR Week; eleita, em 2018, Top of Mind de RH em Benefício-Refeição; vencedora no quesito Objeto de Desejo e destaque no Índice de Satisfação do Cliente, na categoria Fornecedora de Convênio-Refeição ou Alimentação, do Escolha Estadão PME; uma das melhores empresas para se trabalhar na categoria Média Multinacional, segundo GPTW e pelo 21° ano consecutivo; destaque em 2018 na categoria Serviços Diversos pela premiação Melhores Empresas para Você Trabalhar no Brasil, da revista Você S/A e destaque em Transparência, no prêmio As Melhores Empresas em Indicador de Desenvolvimento Humano e Organizacional, da Gestão & RH.

Saiba mais
Site: http://www.ticket.com.br/
Facebook: http://www.facebook.com/ticketservicos
Youtube: http://www.youtube.com/user/ticketservicos
LinkedIn: http://www.linkedin.com/company/ticket-servi-os-s-a-/


Fonte: RPMA Comunicação




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