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18/Março/2020

Jogos de Gamificação para Empresas

A Vetor Editora, especialista em soluções para a área de RH e de psicologia e a startup Treinamundi se uniram para lançar jogos focados no mercado corporativo


Jogos de Gamificação para Empresas

Os dois primeiros resultados da parceria acabam de ser lançados: Giro do Mindset e Inimigos do Protagonismo são focados em auxiliar profissionais a desenvolverem seu potencial no ambiente de trabalho.

O fundador da Treinamundi, Flávio Yoshimura, conta que o jogo Giro do Mindset nasceu de um pedido da CPFL Energia de Campinas. A ideia era trabalhar o tema “mudança de mindset” no ambiente da empresa de forma divertida e envolvente. “Na época, os executivos ficaram absolutamente impactados com o resultado positivo do trabalho e, por isso, decidimos tornar o projeto um produto disponível para o mercado. A Vetor apostou conosco e hoje, além do Giro do Mindset, também temos o Inimigos do Protagonista, ambos disponíveis para o departamento de RH de qualquer empresa”, explica.

“A estratégia de investir em jogos para melhorar o ambiente organizacional faz parte da estratégia da Vetor Editora para abrir novos caminhos em 2020. A Vetor Serviços, além de trabalhar com soluções para contratação, seleção e consultoria de RH, também oferece soluções mais prazerosas, como o trabalho de treinamento com gamificação. Os resultados para as empresas são muito efetivos e bem mais impactantes!”, declara Ricardo Mattos, CEO da Vetor Editora, que trabalha há mais de cinco décadas com publicações especializadas e soluções em psicologia.

Como funciona o “Giro do Mindset”

O Giro do Mindset foi desenvolvido para mostrar, a partir de três situações totalmente diferentes - cotidiano, relacionamentos amorosos e sobre como fomos criados quando crianças - como alguns tipos pensamentos e comportamentos que podem atrapalhar o nosso desempenho.

Para isso, divididos em dois times, os participantes passam por três rodadas com situações e desafios que demonstram dois tipos de mindset: o mindset limitante e mindset de desenvolvimento.

“Por exemplo, se os pais criam um filho elogiando como ele é inteligente quando ele vai bem na prova, acabam reforçando o mindset limitante. Sim, isso mesmo, inteligência tem limite. No momento em que a prova ficar mais difícil, a criança vai achar que atingiu o limite de sua inteligência e começa a esconder dos pais a situação, pois acha que vai decepcioná-los. O mindset de desenvolvimento nesse caso é estimular o esforço e a estratégia da criança para obter boas notas. Então, o correto seria dizer algo como ‘o jeito que você está prestando atenção na aula deu muito certo, continue assim. Ou a técnica que usou para estudar está dando certo, assim você vai longe’, etc.”, explica Yoshimura.

Depois de entender o conceito de mindset limitante x desenvolvimento, os participantes fazem um fechamento, onde poderão trabalhar o tema no contexto da empresa.

Como funciona o “Inimigos do Protagonismo”

O jogo Inimigos do Protagonismo apresenta histórias de personagens que estão contaminados por comportamentos que os impedem de ser mais protagonistas, como conformismo e desconexão, por exemplo.

À medida em que os participantes identificam esses inimigos, eles também passam a refletir sobre sua própria postura. Nesse jogo, a construção do conhecimento acontece por meio da troca de experiências entre as equipes.

“No desenvolvimento do projeto, mapeamos os sete principais inimigos do protagonismo, ou seja, sete grandes fatores que atrapalham a performance de profissionais no dia a dia. E o objetivo do jogo é justamente despertar no participante a consciência sobre quais são as barreiras que atrapalham seu desenvolvimento, além de provoca-lo a agir de forma diferente.”, afirma o fundador do Treinamundi “Por exemplo, a insegurança de se expor ou a vitimização são dois problemas comuns na questão de liderança. Ao longo do jogo, as pessoas compartilham histórias pessoais sobre os seus maiores inimigos de protagonismo e é isso que torna o jogo rico. Quando termina a sessão, os profissionais acabam refletindo sobre os desafios estão enfrentando no momento, eles mesmos fazem um diagnóstico do motivo e reconhecem suas dificuldades e acabam tendo insights positivos nas histórias compartilhadas”, complementa o executivo.

Sobre a Vetor Editora
A Vetor Editora foi fundada há mais de 53 anos, oferece soluções em psicologia onde é referência para testes psicológicos, instrumentos multidisciplinares e livros de qualidade, presta serviços de contratação e consultoria para RH de empresas, oferece cursos de ensino a distância (EAD), atua com treinamentos, investe em autores nacionais e incentiva a pesquisa no segmento, desenvolve produtos/plataformas para auxiliar tanto em intervenções clínicas quanto em desenvolvimento organizacional e possui plataforma online de testes. Sempre atenta às necessidades do mercado, tem foco em pesquisa, desenvolvimento e geração de conhecimento, por meio da publicação de instrumentos de avaliação e livros destinados às áreas de psicologia, pedagogia, fonoaudiologia, psicopedagogia e psicopedagogia. É pioneira em prestigiar o autor de testes psicológicos brasileiros e manter um constante relacionamento com professores de faculdades e universidades de vários estados.


Fonte: Prioriza Comunicação




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