botao de busca



VOLTAR


<<< Anterior      Próxima >>>


Escolha o tamanho da fonte - A - A
13/Fevereiro/2020

Doze dicas para ensinar a criança a fazer amigos

Amizade na infância contribui para o desenvolvimento afetivo e cognitivo


Doze dicas para ensinar a criança a fazer amigos

Como dizia o poeta: amigo é coisa para se guardar debaixo de sete chaves, dentro do coração. E quando se trata de amizade na infância, o assunto é ainda mais sério, porque amigos podem contribuir de forma muito significativa para o desenvolvimento afetivo e cognitivo da criança. Sem dúvida, ter e ser um bom amigo é algo que só traz benefícios.

Mas algumas crianças às vezes precisam de ajuda para desenvolver habilidades sociais, como empatia, resolução de problemas, negociação, cooperação e capacidade de comunicação. Então, a coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Colégio Marista Goiânia, Naime Barbar, preparou algumas dicas que podem ajudar os pais a desempenharem essa tarefa.

1. Ensine a compartilhar
É completamente normal que crianças menores de dois anos se recusem a compartilhar suas coisas. Aprender a compartilhar é um processo gradual, mas você pode facilitar essa aprendizagem ensinando seu filho a emprestar seus brinquedos, por exemplo. E quando ele fizer isso, elogie sua atitude.

2. Leia livros sobre amizade
Crianças gostam de ouvir histórias. Procure livros que abordem situações de amizade e tente compará-las a fatos da vida real, tornando-as mais próximas do dia a dia da criança.

3. Crie situações para socializar
Convide crianças para passar o dia com seu filho, crie situações para que ele possa socializar, brincar, praticar alguma atividade física em grupo.

4. Dê apoio emocional
Esteja disposto a ouvir seu filho e dar todo o apoio emocional que ele precisa quando trouxer alguma história que mexeu com suas emoções (raiva, tristeza, alegria, entre outras).

5. Encoraje seu filho
Estimule seu filho a falar sobre seus sentimentos e ensine-o a lidar com as diferentes situações que possa encontrar. Fortaleça-o emocionalmente.

6. Evite atividades que promovem isolamento
Computador, televisão e celular não podem ser os melhores amigos do seu filho. Então, coloque limite de uso dos eletrônicos para que seu filho não se torne dependente desses aparelhos.

7. Não seja superprotetor
Não queira resolver todos os problemas para o seu filho. Isso prejudica o desenvolvimento de sua autonomia e o deixa sem iniciativa para agir.

8. Não critique e não compare com outras crianças
Criticar ou comparar seu filho a outra criança só ajuda a diminuir sua autoestima. Quando for necessário repreendê-lo, faça isso de forma positiva, sem críticas ou comparações.

9. Divida sua preocupação com a professora
Como boa parte do desenvolvimento infantil acontece dentro da sala de aula, é importante que a professora esteja ciente do que acontece com seu aluno fora da escola também.

10. Ensine a trabalhar em equipe
A cooperação é uma grande oportunidade para as crianças aprenderem mais sobre si mesmas. Ensine-as a trabalhar em equipe.

11. Fale sobre a importância de saber ouvir
Saber ouvir é uma habilidade essencial para ter uma comunicação saudável. Ensinar a criança a ouvir é algo que pode ajudá-la em diversas áreas da vida, inclusive a fazer e cultivar bons amigos.

12. Ensine a respeitar o espaço do outro
É importante ensinar as crianças a respeitar o espaço de outras pessoas. Devemos ensiná-las a se colocar no lugar do outro e compreender que não é correto fazer para o outro o que não queremos para a gente.

Habilidades sociais podem – e devem – ser ensinadas. Ter amigos é importante em qualquer idade. Então, que tal aproveitar o Dia da Amizade, comemorado em 14 de fevereiro, para colocar em prática essas habilidades e conquistar novos amigos?

http://www.colegiosmaristas.com.br


Fonte: PG1 Comunicação




COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA EM SUAS REDES SOCIAIS
  • Digg
  • del.icio.us
  • DZone
  • blogmarks
  • StumbleUpon
  • Facebook
  • Tumblr
  • TwitThis
  • Print
  • email
  • Live
  • Yahoo! Bookmarks

Comente esta notícia


Ver mais notícias rss




© 2009-2020 Guias Web - Todos os Direitos Reservados - Normas de Uso - Política de Privacidade