botao de busca



VOLTAR


<<< Anterior      Próxima >>>


Escolha o tamanho da fonte - A - A
07/12/2017

Marina Jardim inaugura a exposição “Um Jardim nos Olhos de Marina”

A artista retrata em suas obras as memórias do Vale do Jequitinhonha


Marina Jardim inaugura a exposição “Um Jardim nos Olhos de Marina”

A abertura da exposição “Um Jardim nos Olhos de Marina”, acontecerá dia 12 de dezembro (terça-feira), na Casa dos Contos, R. Rio Grande do Norte, 1065, onde será realizado um coquetel para celebrar a data.

Marina Jardim considera esta exposição como um segmento de suas obras e do trabalho que continua desenvolvendo. São pinturas que vão de encontro à sua história de vida e região onde nasceu, mas trazendo novas referências que contemplam o céu e astral da sua terra, empregando cores fortes que iluminam este local durante o dia e à noite.

“Estou pintando um movimento diferente do regionalismo e, dessa forma, adicionei mais flores, música e leveza. Saí do chão, do barro, porém existe essa força em mim. Minha inspiração agora vem pelo ar, me fazendo observar mais o céu, as estrelas, a lua, mas sempre relacionado ao ambiente de minhas origens. É o céu da minha terra, é o céu de Rubim, é o luar do Vale do Jequitinhonha, são cores que sempre me conduziram, pela luz intensa dessas terras. Minha pintura é voltada para a questão da meditação, sem deixar de lado a musicalidade de raiz, que existe neste ritmo. Pretendo dar continuidade à exposição “Um Jardim nos Olhos de Marina”, a fim de que o Brasil possa conhecer como observei na minha infância o movimento da natureza, das folhas, dos rios e dos céus”, ressaltou Marina.

Marina Jardim é natural de Rubim, cidade localizada no Vale do Jequitinhonha, região de extrema riqueza cultural, no estado de Minas Gerais. Autodidata, a artista pinta desde os 10 anos, sempre inspirada pela cultura popular de sua terra natal. Suas obras trazem suas memórias de infância, as brincadeiras, danças, folguedos, festas religiosas e brinquedos como pião, cata-vento, barquinho, etc. Morando atualmente em Belo Horizonte, Marina Jardim já passou pelo crivo de Maristela Tristão, entre outros artistas e críticos de renome.

A artista apresenta suas obras ao público desde 1982, somando no total 19 exposições, entre trabalhos individuais e coletivos: Paisagens do Jequitinhonha (1982), Encantos da Natureza (1995), Reminiscências da Infância (1997), Exposição Coletiva na Casa de Cultura de Contagem/MG (1997), Exposição Individual (Ilhéus/BA, 1998), Exposição Individual (1998), Exposição Individual na Casa de Cultura de Sete Lagoas (1999), O Circo de Minha infância (Belo Horizonte/MG, 2001), Exposição Individual no Bar e Café Arrumação (2002), Cores da Cultura Popular (Belo Horizonte, 2003), Exposição Individual na Biblioteca Pública Luiz de Bessa (Belo Horizonte, 2004), Exposição Individual na Galeria do Minas Tênis Clube (Belo Horizonte, 2005), Exposição Individual na Galeria Onze (Belo Horizonte, 2007), Exposição Individual na Galerart/Sesc (Belo Horizonte, 2010), Exposição Individual no IBS Espaço Cultural (Belo Horizonte, 2011), Exposição Coletiva Arte Cidadã, da Câmara dos Deputados (Brasília, 2011), Exposição Individual no Centro Cultural (Rubim/MG, 2011), Exposição Individual na Galeria de Arte Gustavo Capanema – Assembleia Legislativa de Minas Gerais (Belo Horizonte, 2013), Exposição Individual na Universidade de São Caetano do Sul/SP (2013), Exposição individual “Cores do Vale: um Brasil grande” no Centro Histórico Mackenzie (São Paulo 2014), Exposição Individual “Cores do Vale: Um Brasil grande” no Iate Clube (Rio de Janeiro 2015), Exposição Individual “Cores do Vale: Um Brasil Grande” na Churrascaria Parada Mineira (Almenara/MG. Abril 2016).

A artista já criou obras para shows, cartazes, livros didáticos e capas de discos de cantores mineiros.

Serviço
Exposição “Um Jardim nos Olhos de Marina”
Data: 12 de dezembro a 16 de janeiro de 2018 em horário de funcionamento do restaurante
Horário abertura: 20h
Endereço: R. Rio Grande do Norte, 1065 – Restaurante Casa dos Contos
Face: https://www.facebook.com/marinajardim/
Instagram: @artemarinajardim


Fonte: Luiza Miranda




COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA EM SUAS REDES SOCIAIS
  • Digg
  • del.icio.us
  • DZone
  • blogmarks
  • StumbleUpon
  • Facebook
  • Tumblr
  • TwitThis
  • Print
  • email
  • Live
  • Yahoo! Bookmarks

Comente esta notícia


Ver mais notícias rss




© 2009-2017 Guias Web - Todos os Direitos Reservados - Normas de Uso - Política de Privacidade